quinta-feira, janeiro 31, 2019

La Petite Mort


“”La Petite Mort", ou em português, a pequena morte. É este o eufemismo usado pelo fotógrafo Will Santillo para dar nome a um livro onde o orgasmo feminino é o grande protagonista das imagens.

"Se o orgasmo é a pequena morte, será a masturbação o pequeno suicídio?". A pergunta surge na apresentação do livro da Taschen, que contou com a participação de 37 mulheres que se deixaram fotografar pelo artista canadiano enquanto se masturbavam e atingiam o clímax. Todas sobreviveram à "Petite Mort" e estão bem de saúde.”
Jornal “Expresso” 28-6-2011

Um destes dias, num vídeo de uma youtuber, vi uma rápida referência a um livro que me deixou curioso. “La Petit Mort”, um álbum de fotografia que retrata o orgasmo feminino.

Se o tema é já, por si só muito interessante, fiquei encantado com o conceito que desconhecia, a “pequena morte”, que awikipédia descreve assim:

La petite mort em francês, também conhecida como A pequena morte, refere-se ao período refratário que ocorre depois do orgasmo. Este termo geralmente tem sido interpretado para descrever a perda da consciência ou desmaio pós-orgástico das pessoas em algumas experiências sexuais.[1]

De maneira mais ampla, pode se referir ao gasto espiritual que ocorre após o orgasmo, ou um curto período de melancolia ou transcendência, como resultado do gasto da "força vital".

Um estudo recente sobre os padrões de ativação do cérebro usando uma tomografia por emissão de positrões (TEP) dá certo apoio à experiência de "la petite mort".[2]

O certo é que fiquei curioso, pesquisei e percebi que não era assim tão difícil de comprar e quase de impulso, encomendei. Chegou hoje, ainda não o abri e já estou preocupado. Onde vou eu guardar este livro????


E querem saber o pior? No mesmo impulso, comprei  da mesma editora, o “Butt Book”!! eh, eh, eh!!!


2 comentários:

  1. Ah. Quando puderes fala deste livro aqui ;) Sigo uma moça no instagram que fala muito bem sobre o prazer feminino e do casal. É bem interessante. Um assunto onde sempre temos o que aprender.

    ResponderEliminar
  2. Bem, o livro não foi tão interessante como o imaginei. Falava mais sobre as sessões fotográficas em si do que na tal "petite mort" e tudo o que dela resulta. Para mim, como homem, o mistério é ainda maior. :) E a curiosidade é imensa. Mas vou tentar escrever sobre o que sei, ou pelo menos sobre as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...