O vento vai me levando nesta minha nuvem que eu tento manobrar. Daqui vejo o mundo e o que me marca escrevo, por sentir que apenas a escrita, ouve e compreende os meus desabafos. Mas nem tudo o que vejo é real. Muitas vezes são apenas delírios da imaginação ou simplesmente, sonhos.
sexta-feira, agosto 18, 2006
Brasil
O avião que me trouxe de regresso das férias no Brasil aterrou na segunda-feira passada, mas eu ainda não aterrei. Tenho cá o corpo, mas a cabeça e a alma ficaram lá!
Mais do que as praias, mais do que o luxo dos hotéis ou mais do que as comidas boas e baratas, do que mais gostei, foram as pessoas com quem me cruzei. Dos índios aos brancos, passando pelos pretinhos e mulatos, velhos ou novos, o povo brasileiro tem uma abertura de espírito inigualável, o que os torna muito simpáticos e encantadores. (mais as brasileiras, claro!)
Fiquei igualmente preso aos cheiros que aquela terra tem, o cheiro da terra molhada, o cheiro dos incensos dos índios (qualquer dia escrevo sobre o cheira das índias), não…, vou escrever já. De visita a uma reserva índia, enquanto assistia a um ritual que estavam a fazer, 3 índias puseram-se à minha frente num degrau acima do meu e eu fiquei com a minha cara colada a elas à altura do seu pescoço. Foi aí que senti o seu cheiro. Não é fácil descrever um cheiro, era um cheiro mágico de fumo e incenso…Não é mesmo possível descrever. Um cheiro é quase como um sentimento, só os poetas sabem transpô-los para palavras. Adiante, não sei porquê mas depois de as ver andar de um lado para o outro, descalças, com saias de casca de árvore, podia imaginar todos os tipos de cheiro, até o cheiro de um qualquer desodorizante, mas aquele cheiro tão natural surpreendeu-me. Bem mas havia por lá tanto cheiro de fumos variados que se calhar era eu que andava já endrominado.
Outra coisa extraordinária é a natureza. A força com que se desenvolve e a força que transmite (por isso os brasileiros tanto falam das energias positivas, vêm da natureza) e as cores que produz e exibe. Tudo isto fruto de um clima perfeito, o clima que proporcionou a criação da humanidade (não tenho dúvidas) e no qual todos deveríamos ter o direito de viver.
Por fim, a música, o ritmo e a dança. A música que embala a dança daquela gente que nasce já com o ritmo no corpo. Confesso que fico hipnotizado a ver uma brasileira dançar, quer dance axé, samba ou forró. A forma como se mexem… É de facto uma terra abençoada por Deus!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dúvidas existênciais
Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...
-
Quem dera pudéssemos parar o nosso filme nos momentos bons e ficar lá para sempre…
-
Como se explica à nossa mulher, que fomos convidados para ir passar um fim-de-semana a casa de umas amigas , que ela não conhece de lado nen...
-
A minha casa agora tem um toldo na varanda, a fazer lembrar as barracas da Praia de Mira, onde passei férias durante a minha infância e ...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOlá Nuvem, vim aki pq vi um comentário teu no Blog da Gaja Louca, e claro k vendo lá k tb eras da grande Nação do FCP vim, deixar o meu blog e adicionar o teu aos meus favoritos.
ResponderEliminarbeijitos
acelera_girl@sapo.pt
Respondo-te aki pq assim sei k les.
ResponderEliminarNós tb perdemso aos 5 meses, masi precisamente ás 20 semanas e 4 dias, tb foi provocado, é como dizes infelizmente temos isso em comum.
beijitos
O cheiro é para mim o sentido mais importante. tudo tem cheiro nós nas cidades é que não damos bem conta disso mas nas ilhas e nos trópicos é quase mágico. Beijo
ResponderEliminarse pudes manda via e-mail a agência e viagem que fizeste vou sonhar.