sexta-feira, agosto 18, 2006

Brasil



O avião que me trouxe de regresso das férias no Brasil aterrou na segunda-feira passada, mas eu ainda não aterrei. Tenho cá o corpo, mas a cabeça e a alma ficaram lá!

Mais do que as praias, mais do que o luxo dos hotéis ou mais do que as comidas boas e baratas, do que mais gostei, foram as pessoas com quem me cruzei. Dos índios aos brancos, passando pelos pretinhos e mulatos, velhos ou novos, o povo brasileiro tem uma abertura de espírito inigualável, o que os torna muito simpáticos e encantadores. (mais as brasileiras, claro!)

Fiquei igualmente preso aos cheiros que aquela terra tem, o cheiro da terra molhada, o cheiro dos incensos dos índios (qualquer dia escrevo sobre o cheira das índias), não…, vou escrever já. De visita a uma reserva índia, enquanto assistia a um ritual que estavam a fazer, 3 índias puseram-se à minha frente num degrau acima do meu e eu fiquei com a minha cara colada a elas à altura do seu pescoço. Foi aí que senti o seu cheiro. Não é fácil descrever um cheiro, era um cheiro mágico de fumo e incenso…Não é mesmo possível descrever. Um cheiro é quase como um sentimento, só os poetas sabem transpô-los para palavras. Adiante, não sei porquê mas depois de as ver andar de um lado para o outro, descalças, com saias de casca de árvore, podia imaginar todos os tipos de cheiro, até o cheiro de um qualquer desodorizante, mas aquele cheiro tão natural surpreendeu-me. Bem mas havia por lá tanto cheiro de fumos variados que se calhar era eu que andava já endrominado.

Outra coisa extraordinária é a natureza. A força com que se desenvolve e a força que transmite (por isso os brasileiros tanto falam das energias positivas, vêm da natureza) e as cores que produz e exibe. Tudo isto fruto de um clima perfeito, o clima que proporcionou a criação da humanidade (não tenho dúvidas) e no qual todos deveríamos ter o direito de viver.

Por fim, a música, o ritmo e a dança. A música que embala a dança daquela gente que nasce já com o ritmo no corpo. Confesso que fico hipnotizado a ver uma brasileira dançar, quer dance axé, samba ou forró. A forma como se mexem… É de facto uma terra abençoada por Deus!!!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuvem, vim aki pq vi um comentário teu no Blog da Gaja Louca, e claro k vendo lá k tb eras da grande Nação do FCP vim, deixar o meu blog e adicionar o teu aos meus favoritos.
    beijitos
    acelera_girl@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Respondo-te aki pq assim sei k les.
    Nós tb perdemso aos 5 meses, masi precisamente ás 20 semanas e 4 dias, tb foi provocado, é como dizes infelizmente temos isso em comum.
    beijitos

    ResponderEliminar
  4. O cheiro é para mim o sentido mais importante. tudo tem cheiro nós nas cidades é que não damos bem conta disso mas nas ilhas e nos trópicos é quase mágico. Beijo
    se pudes manda via e-mail a agência e viagem que fizeste vou sonhar.

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...