segunda-feira, abril 16, 2007

Trancoso


O distrito de Trancoso nasceu em 1586, em 1759 foi elevado a vila e é originário de uma antiga aldeia jesuítica denominada São João Batista dos Índios. O Quadrado (quadro em movimento), típica forma de povoamento os jesuítas concentra a igreja e as casinhas, que a partir do crescimento da atividade turística foram transformadas em lojas, bares, restaurantes e pousadas. Árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás emolduram e dão um clima todo especial ao Quadrado, que resume boa parte da vida de Trancoso.


Do mirante, localizado atrás da igreja, descortina-se uma deslumbrante vista do mar de Trancoso. Por estas e outras Trancoso encanta visitantes brasileiros e estrangeiros de várias parte do mundo. Muitos deles não resistiram aos encantos do lugar e deixaram tudo para viver lá. A mistura de línguas e etnias forma uma diversidade cultural que se manifesta como uma atração à parte, onde as pessoas da terra convivem harmonicamente com os novos moradores. O resultado da mistura se reflete na gastronomia variada e no modo de vida do lugar.


As praias de Trancoso proporcionam momentos de verdadeiro deleite. Do Rio da Barra à praia dos Coqueiros são vários quilômetros de praias transparentes, entrecortadas por rios, e mangues, um dos ecossistemas mais ricos e produtivos da terra. As águas límpidas e mornas são um convite irresistível ao mergulho. Barracas de praia com cobertura de piaçava oferecem mais conforto e opções gastronômicas, como peixe assado na telha, lagosta, moqueca de peixe, casquinha de siri, carnes e mariscos em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...