segunda-feira, maio 15, 2006

Antes do ...



Dos discos passo agora aos filmes!

Gosto muito de cinema, daqueles filmes que contam histórias de pessoas reais, com problemas e alegrias iguais às nossas, ou pelo menos que sejam possíveis de se passarem connosco. Confesso que não tenho muita paciência para filmes de ficção ou filmes fantásticos. Entre os meus filmes preferidos estão o “Cinema Paraíso” e “A vida é bela” do Roberto Begnini, entre outros que não vou agora listar.

Recentemente vi o “Match Point” do Woody Allen, um filme desconcertante. Fez me ver como é fácil um homem dar cabo da vida por pensar demasiado com as partes baixas, se é que me faço entender. Se já o viram sabem do que estou a falar.

Mas o que eu queria agora falar era dos seguintes filmes: Antes do Amanhecer e Antes do Anoitecer e que a página da FNAC resume assim:

Jesse, um jovem americano e Celine, uma estudante francesa, encontram-se casualmente no comboio para Viena. Ele convence-a a desembarcar em Viena e encrivelmente vão-se envolvendo numa paixão crescente ...e nove anos depois a história repete-se! Nove anos passaram desde o dia em que Jesse (Hawke) e Celine (Delpy) se conheceram em Viena. Jesse volta a encontrar Celine, desta vez numa livraria parisiense. Numa viagem estimulante pela cidade, vão redescobrir o amor pelo inesperado, pelo improvisado e, essencialmente, o amor de um pelo outro.

Se puderem não deixem de ver! Dois filmes com apenas dois actores, filmado quase em tempo real, separados por 9 anos de diferença e que assenta essencialmente nos diálogos dessas duas personagens. Cinco estrelas!

3 comentários:

  1. Vi os dois de uma vez. Adorei! É incrível como, sem qualquer aparato, me conseguiram prender a atenção até ao último minuto. Muito realista, como eu gosto também.

    ResponderEliminar
  2. Wild Bird: Obrigado pelas visitas e comentários. É sempre bom saber que alguém nos visita!! Não tens um blog para eu retribuir?

    ResponderEliminar
  3. Não tenho blog. Se tivesse jeito para escrever também teria um, assim limito-me a "vaguear" pelos vossos. Quando me identifico vou seguindo a "história". Espero que não te importes...

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...